Santa Marta de Portuzelo é Eco-Freguesia

Voltar

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis.
Estrutura-se no desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de carácter participado, e que contribuem para a transformação, no sentido de uma comunidade mais sustentável.

O Eco-Freguesias XXI, enquadra-se em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.

Procura, através da existência de uma candidatura bienal, valorizar percursos, avaliar processos e reconhecer resultados que se materializam através da atribuição do galardão Eco-Freguesia XXI.

 

A freguesia de Santa Marta de Portuzelo, única no distrito de Viana do Castelo, recebeu a bandeira verde Eco-Freguesias XXI das mãos da ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, pelo desempenho em termos de sustentabilidade ambiental.

A cerimónia de entrega da bandeira verde teve lugar no dia 6 de junho no Mosteiro de Tibães, em Braga, durante o Greenfest, um evento que celebra o que de melhor se faz no país nas vertentes ambiental, social, económica e cultural.

Este resultado alcançado por esta Junta de Freguesia é fruto de políticas ambientais e do reforço da promoção dos princípios ecológicos junto da população, assim como de práticas sustentáveis na Junta de Freguesia. É claro que muito trabalho há a fazer e só com a participação de toda a comunidade poderemos chegar a uma freguesia ecológica e sustentável, para isso, a Junta de Freguesia, com este primeiro passo, conta com a ajuda de todos e em breve anunciará algumas atividades nesse âmbito.

Este galardão bienal visa avaliar e reconhecer o trabalho realizado pela administração local, com enfoque nas freguesias, em prol do reforço da sustentabilidade dos seus territórios nas diversas vertentes.

Em análise estiveram vários indicadores como a educação para a sustentabilidade, gestão ambiental, energia, água e resíduos, mobilidade e transportes, espaços públicos, biodiversidade e espaços verdes, informação e participação pública, serviços de proximidade, animação sociocultural, promoção, visão e desenvolvimento.

Nesta segunda edição do projeto, 93 freguesias demonstraram o seu interesse em pertencer à rede Eco-Freguesias XXI, tendo 86 delas concretizado a candidatura ao galardão 2019 que consiste na atribuição de uma bandeira verde Eco-Freguesias XXI, estandarte que Santa Marta de Portuzelo vai ostentar nos próximos dois anos. Contudo só 52 freguesias é que conseguiram obter a bandeira verde, tendo Santa Marta de Portuzelo obtido destaque na promoção da economia local, com o Concurso de Montras de Natal, onde um dos objetivos era a reciclagem e sendo a única no Distrito de Viana do Castelo.

Freguesia de Santa Marta de Portuzelo